Notícias
Inicio / Notícias
Em: 27/01/2020 Brasil retoma estudo de grandes hidrelétricas, mas não vê leilões em 2020
Apesar da recente retomada pelo governo Jair Bolsonaro de estudos para viabilizar hidrelétricas de grande porte na região da Amazônia, licitações envolvendo esses projetos ainda não estão previstas no curto prazo, disse o presidente da estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

No passado recente, o Brasil conseguiu tirar do papel importantes e polêmicos empreendimentos na região, como Belo Monte, no Pará, a quarta maior usina hídrica do mundo, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. No entanto, novas iniciativas não avançaram nos últimos anos principalmente por dificuldades nos processos de licenciamento ambiental.

O governo deverá realizar em setembro um leilão de energia para contratar novos empreendimentos, incluindo hidrelétricas, o chamado "A-6", mas esse certame deverá envolver apenas projetos menores da fonte.

"Projetos de grande escala, nesse curto prazo, a gente não tem visto... acredito que nenhum deles (poderia estar no leilão) nesse ano, porque nenhum deles passou pelas audiência públicas (que fazem parte do licenciamento ambiental)", disse Barral a jornalistas durante evento da EPE no Rio de Janeiro.

Leia mais em: https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2020/01/24/brasil-retoma-estudos-de-grandes-hidreletricas-mas-nao-ve-leiloes-em-2020-diz-epe.htm

Fonte: Por Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro; reportagem adicional de Luciano Costa em São Paulo.
Desenvolvido por: Lovatel Agência Digital