+55 (49) 3323-7399 | 3323-1751

Tratamentos Geotécnicos

Contenções em Rocha
  • Concreto projetado

    É um processo de aplicação de concreto sob pressão, proporcionando seu adensamento sobre uma superfície. Consiste no bombeamento do concreto usinado, por um compressor de ar e uma bomba de projeção. A alimentação dessa é feita através de um caminhão betoneira com o concreto dosado, de acordo com a exigência do projetista, ou sob confecção do concreto em campo mediante um controle tecnológico local.

  • Perfuração rotativa

    É realizada por uma broca que contém uma coroa diamantada cilíndrica, possibilitando o corte de elementos como concreto armado ou rocha.

  • Perfuração Rotopercussiva

    É a utilização de um equipamento rotopercussivo, muitas vezes pneumáticos, essas perfurações são realizadas em maciços rochosos, em solo e em concreto massa para a aplicação de tirantes, barras de ancoragem, drenos, instalação de instrumentos, cortinas de injeção para consolidação.

  • Tela de alta resistência para contenção – Sistema cortical

    A tela de alta resistência é uma malha hexagonal fabricada em dupla torção. É utilizada para proteger o talude com a queda de pedras e detritos de encostas, também para revestir taludes, além de auxiliar no desenvolvimento de vegetação.

  • Tela de alta resistência para contenção – Sistema superficial

    Esse tipo de proteção é adotado normalmente em taludes de maciços rochosos identificados com possíveis risco de queda de pequenos blocos, causando consequências com o descalçamento. As telas são fixadas no topo da crista e na parte da parede da encosta, com grampos de fixação adequadamente calculados e distribuídos em intervalos regulares ou pontuais.

  • Tirantes monobarras

    São elementos metálicos aplicados em maciços de solo, rochas ou em estruturas de concreto, sujeitos a instabilidades. São úteis na contenção de taludes, na ancoragem de estruturas de concreto em maciços rochosos etc.

Contenções em Solo
  • Barras de ancoragem/Grampos

    As barras de ancoragem são basicamente constituídas por elementos metálicos, que incorporam resistência à tração e ao cisalhamento no maciço onde está instalado, podendo ser solo rochoso ou estruturas de concreto. É um sistema composto por placas, porcas e barras de aço, que garantem a transferência adequada de cargas com eficiência.

  • Cortina atirantada

    É uma técnica de contenção, seja ela de concreto armado, projetado, parede diafragma ou perfis metálicos cravados, concomitantemente com a perfuração, aplicação, injeção e protensão de tirantes.

  • Gabiões

    É uma estrutura de contenção por gravidade muito utilizada no mercado nacional, compõe-se de gaiolas de tela hexagonal de alta resistência, com entrelaçamento dos fios à dupla torção, preenchidas com pedras-de-mão sobrepostas umas as outras.

  • Muro de arrimo

    É uma estrutura de contenção por gravidade projetadas para resistir aos esforços exercidos pelo solo (empuxo de terra), água (pressões hidrostáticas ou de percolação) e as sobrecargas externas (acréscimo de tensão horizontal), quando existentes.

  • Muro de flexão

    São estruturas de parede com contrafortes, subvertical, com fundações rasas ou profundas, utilizadas para conter taludes naturais ou aterros. As estruturas são dimensionadas para cada condição geotécnica encontrada, podendo ser realizadas em concreto armado.

  • Solo grampeado

    O grampeamento do solo é obtido através da inclusão de elementos lineares passivos, semirrígidos, resistentes a flexão composta, denominados grampos. Os grampos podem ser barras ou tubos de aço ou ainda, barras sintéticas de seção cilíndrica ou retangular. Estes elementos de reforço são posicionados horizontalmente ou inclinados no maciço, de forma a introduzir esforços resistentes a tração e cisalhamento. Sua função é minorar os deslocamentos do maciço rochoso pelo acréscimo de forças internas contrarias ao sistema natural de acomodação de massa.

Sistema de Drenagem no Maciço
  • Barbacãs

    É um dreno de contato entre o revestimento e o maciço de solo ou rocha, trata-se de um tubo de PVC perfurado e revestido de geotêxtil ou nylon e seu comprimento fica em torno de 30 a 40 centímetros.

  • DHP – Dreno horizontal profundo

    São tubos geomecânicos (ou PVC) com pequenos diâmetros e comprimentos longos, são perfurados ou ranhurados e revestidos com mante geotêxtil ou tela de nylon e inseridos ao longo de perfurações em taludes, com o objetivo de coletar águas subterrâneas ou procedentes do lençol freático, minimizando as condições de sub pressões existentes, reduzindo e afastando as tensões hidráulicas na face do talude, contribuindo para uma melhor estabilidade.

  • Geodrenos

    É um dreno de contato, entre o revestimento e o maciço de solo ou rocha, é constituído por um núcleo drenante envolvido por um geotêxtil com função de filtro.